segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Enxoval nos EUA


Gravidinhas, conforme prometido, vou falar a respeito de fazer o enxoval nos Estados Unidos. Neste primeiro post vou falar sobre o planejamento, sobre os blogs que me ajudaram e também a minha percepção se vale a pena fazer a viagem. No próximo falo sobre a minha experiência de viagem. Mas já adianto que não pretendo me alongar muito sobre o tema, pois já existem ótimos blogs que fazem isso e vou indicá-los aqui neste post.

Vamos começar conversando sobre o valer ou não a pena pagar passagem, hospedagem e talvez um carro para fazer as compras do filhote! A resposta para essa pergunta pode ser SIM ou NÃO! Do que depende então??? Na minha humilde opinião depende de você ter dinheiro guardado para esta extravagância. Se for para se endividar, não vale a pena, melhor gastar mais aqui no Brasil mas comprar tudo aos poucos e consequentemente ir pagando ao longo deste período. Agora se você, assim como eu, se planejou e guardou uma grana para fazer esta viagem, vale sim muito a pena pagar passagem, hospedagem e talvez um carro para comprar todo o enxoval do bebê nos Estados Unidos. Quando eu falo todo o enxoval, não estou falando somente do que o recém-nascido necessita e sim o que seu filho precisará no primeiro ano de vida. Por isso digo, que quem não tem dinheiro é melhor não se endividar já que terá além do período da gravidez todo este primeiro ano para ir comprando as coisas aos poucos, na medida da necessidade.

Outra pergunta que me fiz durante o planejamento e não encontrei resposta em nenhum lugar é o quanto é esse dinheiro! Infelizmente vocês, assim como eu, não encontrarão uma resposta pronta aqui no meu blog e isso ocorre por conta de várias variáveis: o valor do dólar, o tamanho da sua lista de enxoval, a forma de pagamento (dinheiro, cartão de crédito ou visa travel money)... Mas o que posso garantir a vocês é que menos de R$10.000,00 é bem difícil de conseguir fazer a viagem e comprar os itens considerados imprescindíveis de se trazer dos Estados Unidos, considerando também a hospedagem e passagem para duas pessoas. Mas não digo impossível, se hospedar na casa de algum amigo ou comprar as passagens com milhas são medidas que com certeza enxugarão seu orçamento. Para fazer este sonho ser possível, tudo tá valendo.

Planejamento é tudo para essa viagem não ser um fracasso total e um gasto sem retorno:
- Primeiramente ler todos os blogs que falam sobre o assunto (daqui a pouco vou citar os que li); 
- Conversar com as amigas que foram e absorver ao máximo suas experiências para não cometer os mesmos erros (sim, todos que fazem esse tipo de viagem cometem erros, pode acreditar!); 
- Fazer uma lista detalhada de tudo que pretende comprar (também tem alguns blogs que fornecem essas listas, embora seja necessária que você avalie as suas necessidades);
- Reservar um bom tempo para entrar nas principais lojas e tirar a média de preço para cada produto que deseja trazer dos Estados Unidos, só assim saberá lá se algo está caro ou barato, além disso, você terá uma NOÇÃO do seu gasto financeiro, mas será somente uma NOÇÃO podem acreditar;
- Em sua pesquisa de preço sempre comparar com os preços da Amazon e se perceber que preço compensa quando chegar há 1 semana da viagem faça a compra e peça para entregar no hotel que ficará hospedado. Roupas não compensam, vale a pena comprar após visualizar o produto; mas babá eletrônica, carrinho e bebê conforto, cremes Mustela (super indico, pois é difícil encontrar todos que você queira no mesmo lugar e com o preço bom), brinquedos, berços desmontáveis, entre outros;
- Pesquisar passagens e hospedagem com pelo menos 3 meses de antecedência e em no máximo 1 mês e meio antes da viagem reservar hospedagem (dica: usem o Booking) e comprar as passagens (dica: o blog Melhores Destinos é o melhor para saber das promoções) e;
- Cerca de 15 dias antes da viagem se cadastrar no site das principais lojas e outlets para receber os cupons de descontos que é mais uma forma de economia em sua viagem.

Para finalizar vou indicar os blogs que li durante o planejamento da minha viagem e fazer os devidos comentários:
  • Casamenteiras: relata as principais lojas de bebês e também outlet's.
  • Macete de Mãe: fala do antes e do durante da viagem.
  • Dey-já-vu:  na minha opinião o melhor de todos. Super completo: relatada todos os detalhes de sua viagem e ainda fala sobre um item super difícil de se decidir, o carrinho! Pena que desde de fevereiro de 2012 ela não atualiza mais!
  • Destino a Miami: Tem uma lista bem bacana.
  • Licença Maternidade: Tem dicas de lojas e também de produtos que já foram testados.
  • Mamãe vai as compras: Simples e objetivo, indico para as primeiras leituras.
  • Minhas diKAs Baby: Principais marcas e outlet's. É tão completo que fala até sobre a numeração e a realidade do tamanho das peças de cada loja.
Por hoje é só, vou finalizando por aqui, pois meu Davi tá que me chuta aqui e tá na hora de mudar de posição para vê se ele se acalma!!!Se tiverem dúvidas, fiquem a vontade para perguntarem! A medida do possível vou respondendo.
Aguardem o próximo post, onde contarei como foi a minha viagem!
Até lá, mam@es!
Editado em 11/09/2012:
Nota 1: Esqueci de comentar que fiz este planejamento todo no primeiro trimestre da gravidez e a viagem no segundo trimestre (19˚ semana) melhor período para viajar.
Nota 2: Outro quesito muito importante no planejamento são as questões burocráticas, visto e passaporte! Meu planejamento quase foi para o brejo porque houve uma mudança nas regras do visto na época que marcamos nossa viagem a Brasilia para resolver isso. Mas no fim deu tudo certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário