quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Escolhendo os padrinhos do seu filho!


Olá Mam@es! Reta final da gravidez, 37 semanas, e vai dando um preguicinha de escrever!!! Mas aqui estou eu, pois sei que depois que o Davi nascer, não vai ser por preguiça que não vou escrever e sim por falta de tempo!

Hoje escolhi este tema, pois foi algo que eu tive que morder minha língua! Eu sempre disse a vida inteira que não escolheria minha irmã ou irmãos do meu futuro esposo para padrinhos, porque essas pessoas já desempenhavam um "cargo" bem importante na vida do bebê que é serem tios da criança, então para que ser padrinho também???

Mas aí o tempo foi passando, a vida foi mudando e se transformando! Nem eu e nem meu marido temos raízes em um único lugar, temos sim amigos, mas sempre estão a distância, pois nos mudamos com frequência. Alguns conseguimos manter, mesmo com a distância, outros nem tanto. E aí quando você pensa na escolha de um padrinho para seu filho, o que é que primordialmente você quer? Alguém que esteja sempre por perto! No nosso caso, quem eu tenho certeza absoluta que mesmo com o nosso muda-muda de cidades vão estar sempre por perto e indo nos visitar e vice-versa? Os irmãos com certeza, além dos nossos pais! Por aí toda aquela teoria que os tios já tinham um "cargo" suficiente na vida do nosso filhote foi por terra e passamos a perceber que sim, eles poderia também desempenhar este papel super importante na vida dos nossos filhos.

Mas estarem por perto não é a única questão a se pensar ao escolher os padrinhos, também é importante escolherem pessoas que compartilhem das mesmas crenças, valores e ideais; afinal a ideia dos padrinhos é que na falta dos pais, eles criem ou ajudem na criação da criança. Então, por mais amor e carinho que vocês tenham por uma pessoa, é sempre prudente se questionar se aquela pessoa vai criar (caso necessário) seu filho nos mesmos preceitos que você acredita. Aqui em casa, da minha parte só tenho uma irmã, casada e com um filho e da parte do meu esposo tenho uma cunhada, ainda solteira e um cunhado já casado e com dois filhos. Decidimos que a criação que nossos irmãos dão aos seus filhos é exatamente o modelo que queremos seguir e eles nos inspiram muito. Também percebemos que quando tivermos alguma dúvida para lidar com nossos filhos, com certeza vamos recorrer a eles. Pensando nisso, optamos por fazer algo que minha irmã também fez com o filho dela (meu afilhado lindo, Arthur), de chamar os irmãos para serem padrinhos e seus respectivos cônjuges serem os chamados padrinhos por tabela (tem a mesma importância, só não assinam um papel na igreja)! 

Somos católicos e na igreja além dos padrinhos também é possível ter um casal ou somente uma pessoa com madrinha/padrinho de consagração. Para desempenharem este papel, optamos por aí sim chamarmos amigos de longa data que apesar da distância mantemos contato frequente. No caso, meu marido chamou um amigo, que sem ele nem teríamos nos conhecido, e eu chamei uma amiga da escola, que depois de anos reencontrei e nunca mais perdemos contato. São pessoas que temos muito carinho e que percebemos que a recíproca é verdadeira! Ah... Acho que vale uma conversa de que padrinho de consagração também é importante, assim como os padrinhos que assinam na igreja. Eu mesmo, sempre considerei mesmo como madrinha, aquela que foi  minha madrinha de consagração! Aliás, ela é um caso raro de uma pessoa que não é da família, mas que apesar do muda-muda dos meus pais (sim, eles nunca pararam também, mas as mudanças eram na mesma cidade), sempre esteve por perto e é uma das maiores referências na minha vida! Além de madrinha, foi minha mãe de leite, então o carinho que tenho por ela é carinho de filha para mãe!

Agora como convidar as pessoas para serem padrinhos dos nossos filhotes? Geralmente os padrinhos só são escolhidos ou chamados depois do nascimento do bebê, mas eu como a ansiedade em pessoa, não podia esperar tanto para isso (rsrs)! Com os padrinhos de consagração não consegui fazer nenhuma surpresa. O padrinho que é amigo do meu esposo já estava ciente que quando tivéssemos um filho seria padrinho da criança; aí quando descobrimos a gravidez a promessa só foi reafirmada. Com a minha amiga, eu a convidei em um almoço, eu uma das minhas visitas a Brasília. Mas aí tentamos fazer algo diferente para nossos irmãos, principalmente porque o irmão do André mora em Manaus e desde que descobrimos a gravidez não conseguimos vê-lo. E foi aí que me veio a ideia de fazer um vídeo-convite. Assim dava para fazer o convite e também explicar como funcionária, pois a nossa preocupação sempre foi deixar claro que o esposo da minha irmã e a esposa do meu cunhado também serão considerados padrinhos do Davi. Enviamos para Manaus e entregamos um video-convite para minha irmã quando estávamos em Brasília e pedimos para eles verem com suas famílias reunidas. Acho que nem precisa dizer a resposta do convite né? Como sou do tipo que gosto de compatilhar e inspirar idéias para outras pessoas, segue meu vídeo como modelo, caso optem por fazer algo parecido:





Então é isso mam@es!!! Espero que tenham gostado do post e que ele seja útil para ajudarem a refletir sobre o assunto!

Beijos e até o próximo post! Acredito que o último antes do nascimento do meu pequeno Davi!

Atualização em 20/10/2012: Olha saiu hoje uma matéria no UOL falando sobre o assunto.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fraldas de Pano - A nova polêmica!



Vamos lá, coragem Bianca!!!

Porque estou falando isso??? Simplesmente porque ontem escrevi este post e quando já estava finalizado, tudo bonitinho eu tive a capacidade de perdê-lo e não teve o que eu fizesse para obter sucesso em recuperá-lo! Coisas de gestante no fim da gestação, agente fica um pouco mais lesada do que já é na vida real!!! =)

Mas vamos falar sobre este assunto na qual ainda não estou 100% comprometida, já que meu bebê ainda nem nasceu! Ouvi falar das fraldas de pano modernas quando estava organizando minha viagem para os Estados Unidos. Lá já faz algum tempo que estas fraldas voltaram a atrair os olhares dos pais. Li um relato de uma mam@e que colocou em prática e na medida do possível conseguiu utilizar as fraldas e achei uma ideia razoável. Acabei não conseguindo trazer as tais fraldas dos Estados Unidos (dizem que as de lá, são as melhores), a grana tava curta e tive priorizar outras coisas, mas continuo pensando em tentar mais para frente comprar uma marca nacional e quem sabe colocar em prática.

Eu não sou uma pessoa Eco-chata! Na verdade, nem posso dizer que sou uma pessoa engajada nas causas ambientais, embora eu sempre faça o que está ao meu alcance (separo os lixos, economizo água, tento comprar só aquilo que realmente vou utilizar e faço doação do que não estou utilizando), então porque não tentar incluir algo na rotina que vai diminuir consideravelmente a quantidade de lixo produzido no mundo? 

Mas como disse não me considero uma pessoa tão engajada nas causas ambientais, então confesso que não foi somente isso que me chamou a atenção e me fez pensar em utilizar as fraldas de pano!!! O outro ponto muito a favor é a economia que se faz em fraldas. Se você pensar uma fralda descartável é bem mais barata que uma fralda de pano, que está custando cerca de R$25,00, mas as descartáveis já diz o nome, né? Além da fralda, você terá o custo dos absorventes que vão dentro de um bolso e se quiser mais praticidade para seu dia-a-dia já tem a venda também um absorvente que você coloca entre a pele do bebê e a fralda, o que dependendo da fase que seu bebê estiver nem suja a fralda e você só precisa descartar as fezes com o papel absorvente. Mesmo tendo que descartar algo com este método, trata-se de um absorvente biodegradável, o que diminuiu em muito o tempo dele no solo. Mas mesmo com esse investimento inicial necessário, cogita-se uma economia de R$3.500,00 em dois anos de uso de fraldas. 

Quer mais um motivo para pelo menos pensar nas fraldas de pano? As assaduras do bebê são muitas vezes causadas por conta dos agente químicos que compõe a fralda descartáveis. Outras vezes é porque a fralda não absorve bem o xixi e aí quando o bebê fica muito tempo molhado, acaba assando. Com as fraldas de pano a pele do bebê fica em contato direto com algodão e os absorventes que vão dentro da fralda, prometem absorver bem o xixi, deixando o bebê sequinho.

Decidi escrever este post, após um debate em uma comunidade no facebook, onde as já mam@es diziam que eu não conseguiria utilizar este método nem por uma semana! Eu entendo perfeitamente os comentários e sei que for tentar mesmo utilizar estas fraldas vou escutar um monte, de retrógrada a mãe desocupada! Parte destes comentários virá de pessoas sem informação e que não sabe realmente como funcionam as fraldas modernas. Muitas pessoas ainda pensam naquelas fraldas de pano que você dobrava e colocava no bebê com o alfinete, mas não é isso que estou falando, as fraldas de pano são semelhante as descartáveis, olha as fotos aí embaixo:
                                           
Outra parte das críticas virá das mam@es que realmente não tem perfil para utilizar estas fraldas. Entendo que não é algo que deva ser utilizado por todos, pois existem muitas variáveis para que se dê certo. Mas como ainda não testei para colocar minhas considerações, me aproveito de dois relatos que vi na internet de uma mam@e que conseguiu utilizar e de uma que não conseguiu e seus motivos.
A mam@e que conseguiu é a blogueira Luíza do Potencial Gestante. Neste post ela relata sua experiência com os prós e contras das fraldas de pano. Chamo atenção ao fato de ser ela quem cuida das lavagens das fraldas e não uma empregada doméstica, o que facilitaria muito a vida de uma mãe, e mesmo assim ela conseguiu por em prática. A outra mam@e que não se adaptou as fraldas de pano é a Marina do blog Mãerina e ela relata em uns 3 post as dificuldades dela. Com base no relato dessas pessoas é possível você tirar uma conclusão se as fraldas de pano foram feitas para você ou não. 

Eu penso em colocar em prática este plano bem mais para frente, quando o Davi estiver na fase das fezes sólidas, o que vai facilitar a lavagem das fraldas. Também acredito que não vou substituir 100% das fraldas descartáveis, acho que dê para utilizar as fraldas de pano em casa e as descartáveis na rua. Se vai dar certo só o tempo dirá, fica a promessa de voltar a escrever sobre o tema quando tiver experimentado no meu filhote Davi!

E você, o que pensa sobre o assunto? Já usou e tem um relato para nos contar? Fique a vontade para fazer comentários!