terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Voltando a ativa: Ninho no berço

Olá mam@es!!! Estou tentando voltar a atualizar o blog com frequência, agora meu pequeno está virando hominho e está com mais regularidade de sono, então será mais tranquilo atualizar!

Tenho tantas coisas para escrever, esses primeiros 2 meses e meio do meu filho tem sido uma escola de vida. Hoje vou me dedicar a ensinar uma técnica que me ajudou muito a fazer meu filho dormir no berço dele.

Não sou criadora desta técnica, a conheci através do site Minhas dikas baby e como vocês sabem não gosto de ficar repetindo algo que já foi explicado por alguém, então vou explicar a essência e os detalhes é só vocês entrarem no link que está tudo explicadinho!

Quem já está com o filhote em casa, provavelmente já percebeu que nos primeiros meses, ao colocar o bebê no berço para dormir eles acordam pouco tempo depois. Algumas mães falam: parece que tem espinho no berço do meu filho! Quanto menor o bebê mais dificil é eles dormirem por longos períodos no berço. Isso muitas vezes vira uma das razões para os pais adiarem a ida do bebê para seu quarto. Isso ocorre, pq o bebê muito pequeno se sente solto no meio daquele berço enorme, não sente um aconchego! Uma solução simples é colocá-lo para dormir enrolado em um cueiro, fazendo um charutinho! Mas aqui em casa isso nunca funcionou, o Davi não gosta de ficar com seus movimentos limitados! A outra solução é o ninho no berço. Que nada mais é que uma toalha de adulto, enroladinha e depois colocada no berço no formato de um U. Olhem o Davi com um mês e meio no seu ninho:
Davi tava magrelinho ainda, agora ele está tão gordinho!!!


O passo-a-passo está aqui no link do site Minhas dikas baby! É uma dica prática e custo zero!!!

Beijos mam@es!

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Às ordens, Viviane! Sempre que eu souber de uma dica legal assim, venho aqui compartilhar! bjos

      Excluir
  2. Olá Bianca, vou tentar o ninho também! Uma pergunta, vc já consegue que ele adormeça sozinho? Coloca ele no berço ainda acordado? Essa é minha maior dificuldade!

    Obrigada pela dica!
    Bjs
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Tente mesmo e depois venha me contar se deu certo!
      Olha eu o coloco sonolento no berço, quase dormindo. Muitas vezes ele acorda na transição do colo para o berço. Mas se ele não chora eu o deixo lá e fico monitorando pela babá eletrônica! Geralmente ele se mexe pra caramba, mas depois de um tempo logo dorme! Isso ocorre durante toda a noite. Ele acorda, resmunga, se mexe e logo depois volta a dormir!
      Eu li que o sono da criança é mais curto que o nosso, então ela faz o ciclo do sono e acorda várias vezes a noite. Mas a grande maioria consegue voltar para o ciclo do sono, porém o que os pais fazem qndo escutam qualquer barulho do bebê? Vão ao quarto, às vezes, o tiram do berço, aí ele acorda pra valer!
      Outra coisa que li é que o correto para o bebê ir aprendendo a dormir sozinho é não niná-lo até ele dormir para colocá-lo no berço. Vc tem que niná-lo até ele entrar no sono leve, isso ocorre qndo o bebê ainda não fechou o olho pra valer, ele ficar com os olhos abertos meio estático (já estão dormindo, mas de olho aberto, os olhos fecham e abrem e a respiração é forte. Neste estágio é que é o correto colocá-lo no berço, pq aí ele entra no sono profundo sozinho.
      Boa Sorte!!! Não se esqueça, criança é persistência, não desista se não deu certo em um dia, continue tentando, uma hora entra nos eixos!
      bjos

      Excluir
    2. Olá, comigo o ninho não funcionou. :-(
      O Arthur ainda tem muitos reflexos. Se bate, puxa o cabelo, ou seja, acorda muito fácil... Por enquanto a unica coisa que funciona é enrolar... Não gosto muito, principalmente nos dias quentes, mas paciência.. É uma fase que espero passar logo!
      Quanto a dormir no berço, toda vez que tento, depois de ele brigar com o sono, por bastante tempo, (já passou de uma hora) quando finalmente dorme, não dura mais de 15 minutos. Conclusão fica nervoso, chora muito e fica cada vez mais dificil de acalmá-lo. A unica forma que ele dorme bem durante o dia é no colo!
      Como vc disse, tenho que ter persistencia.rs
      Obrigada mais uma vez,vou tentar colocá-lo no berço um pouco mais cedo e tentar sua técnica de não ficar no mesmo quarto.

      Bjs

      Excluir
    3. Quanto tempo tem o Arthur, Aline???
      E se fazer o charutinho dá certo, pelo menos é alguma coisa, pq com o Davi não deu certo. Qndo tiver calor o embrulhe só de fralda, é importante que ele não fique muito quente para dormir bem.
      Ontem decidir fazê-lo dormir sem ninar. Fiz a rotina do sono dele e o coloquei no berço, não deu nem 1 min. ele abriu o berreiro. Fui lá, só coloquei a chupeta na boca dele e fiquei fazendo carinho no peito dele e cafuné. Ele dormiu, mas acordou de novo depois de uns 5 min. O pai dele foi e fez a mesma coisa, colocou a chupeta e ficou fazendo carinho. Ele dormiu e não acordou mais. Por isso falo que persistência é tudo, se eu tive me desesperado e o tirado do berço no primeiro choro dele, não teria dado certo. Vou repetir isso novamente. Daqui a pouco não vou mais aguentar ficar ninando ele no colo!
      bjo

      Excluir
    4. Olá Bianca,
      O Arthur tem 2 meses e meio (nasceu dia 10-11).
      Concordo contigo, temos que ser persistentes.. Mas as vezes confesso que ele me ganha pelo cansaso!rs Tentando adaptá-lo no berço, já tentei a tecnica de mante-lo no berço, o choro só aumenta até um nivel de desespero. Daí eu retiro, o acalmo e coloco novamente! Outro show, tento de novo... Já fiz isso por umas 10 vezes em uma tarde...Acabei desistindo, pois não estava fazendo bem para nós dois. Ele desesperado, e eu esgotada.
      Hoje estou tentando novamente, coloquei sonolento no berço,5 min ele acordou, consegui que ele dormisse novamente, e meia hora de soninho acordou novamente. Quando estava tentando que voltasse a dormir, ele regurgitou. Pior, pelo nariz. É horrível, ele fica com dificuldades de respirar, um desespero só. Daí acaba minha tentativa (por hoje!)
      Comecei hoje com um remedio para refluxo, pois embora esteja ganhando pelo direitinho, está voltando muito leite... As vezes quase 2 horas depois que ele mamou. Isso também deve estar prejudicando o sono dele.
      Muito obrigada pela troca de "figurinhas"! rs Adorei!

      Excluir
  3. olá meu nome é Monica minha bb tem 2meses e isto tem acontecido com ela, vou tentar e depois te conta. estou tendo esta dificuldade e ela está dormindo no carrinho mas acho que estou limitando demais,porem a médica achou bom e disse q posso continuar assim. Com sua dica vou tentar. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica, tenta aí, vai que dá certo! Eu coloquei o Davi no quartinho dele com 1 mês, não achava confortável ele dormir no carrinho!
      Depois volta para contar!
      bjo

      Excluir
  4. Oi Bianca,
    Muito obrigada pelas dicas, vou dia 03 de setembro fazer o meu enxoval e estou um pouco perdida!!!
    Beijos
    www.maisquenovemeses.blogspot.com.br

    ResponderExcluir